O fin-de-siècle em Nova Friburgo: Figa, figa, figa, porque não foram ao baile!

Como foi o final do século XIX, o fin-de-siècle, como se dizia à época, e a chegada do século XX? Se o século XIX fora tão promissor, imagine o que não aconteceria no seguinte? O século XIX foi um período histórico de grandes transformações tecnológicas e científicas. A urbanização e a vida social ganha impulso nas principais capitais da Europa, como em Paris e Viena, o que lhe valeu o título, ao final do século, de a belle époque. Quer conhecer bem o século XIX? Leia a trilogia do historiador inglês Eric Hobsbawm. No século XIX, inventou-se o estetoscópio(1816); o navio a vapor(1819); o revólver(1835); o fogão a gás(1837); o código Morse(1838); a fotografia, a borracha e bicicleta(1839); telégrafo(1844); a anestesia e a máquina de costura(1846); o elevador(1852); a refrigeração para produção industrial de gelo, daí os sorvetes(1860); identificou-se os germes como causadores de doenças(1862); o efeito estufa(1863); a pasteurização de alimentos e a cirurgia anti-séptica(1865); o chiclete(1872); o telefone(1876); o fonógrafo(1877); a vacina(1879); a causa da tuberculose(1882); o automóvel e vacina contra a raiva(1885); a coca-cola(1886); o cinema(1889); a psicanálise(1893); o raio x e aparelho cinematográfico(1895) e a causa da febre amarela (1900). Foi ainda o século da IMPRENSA!

Mas falemos de Friburgo. A cidade conheceu muitas novidades no fin-de-siècle. Além do trem, que teve o maior impacto no seu cotidiano, conheceu o raio-x, o telefone, a fotografia, a bicicleta, a eletricidade no Hotel Central e até o “papel medicinal”, nosso vulgo papel higiênico, “artigo perfeitamente puro para uso do water-closet”. Friburgo ainda no final do século XIX, conheceu o fonógrafo. Cobrava-se entrada para se ouvir árias, monólogos, bandas, solos de pistão, flauta, piano e discursos. Segundo o reclame, “era a mais maravilhosa descoberta deste século....prodigiosa máquina que fala, que canta e que ri...”. A população friburguense se vislumbrou com o cinema, denominado à época de animatógrafo. No Cassino Friburguense e no Animatógrafo Joly havia sessões de cinema, constituindo “uma novidade do mais vivo atrativo e uma das maravilhas destes tempos de progresso”, dizia o jornal. No plano nacional, alguns automóveis já desfilavam nas principais capitais. Em Friburgo, a população somente veria o primeiro com a família Spinelli, no início do século XX.

Na virada do ano, Friburgo já estava repleta de veranistas e transformava-se em prestimosa cortesã. Na comemoração da virada de ano, os friburguenses brindavam desejando entre si, saúde, fraternidade, alegria e felicidade. Os hotéis como o Central, Salusse e Engert, bem como o Teatro D. Eugênia, promoviam animadas soirées onde predominavam os veranistas. Numa comemoração de final de ano de 1895 para 1896, foi concorrido o baile à fantasia do Teatro D. Eugênia, com premiação da mais bela indumentária. Às 21:00 horas, à inglesa, a dança no salão foi executada por duas bandas que se revezavam na execução das peças musicais. Quando uma delas finalizava o seu terno a outra iniciava sua apresentação com intervalo que não excedia há cinco minutos. Após os brindes da virada de ano, um orador tomou a palavra e discursou para o público licencioso. Não era de bom tom perorar por mais de meia hora, sob pena de apupos. Depois, seguia o baile dançando-se quadrilha até o romper da aurora. Às quatro horas da manhã, cavalheiros e damas saíam do teatro, seguidos pelas duas bandas. Percorrendo a cidade, despertavam as pessoas, cumprimentando-as, desejando-lhes “bons anos” e num divertimento inocente, fazia-lhes figa aos gritos de:
Figa, figa, figa, porque não foram ao baile”.
Fonte: Jornal O Friburguense. Fundação D.João VI de Nova Friburgo.

No Response to "O fin-de-siècle em Nova Friburgo: Figa, figa, figa, porque não foram ao baile!"

Postar um comentário

AVISO:
É proibido usar palavras de baixo calão neste espaço.
Seja cordial com os outros comentaristas.
Ao fazer críticas, favor fundamentá-las.
Caso esses tópicos não sejam seguidos, os comentários serão deletados sem consulta prévia ao autor.

Related Posts with Thumbnails
powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme