S.O.S CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA



EXMO. SR. DERMEVAL BARBOZA MOREIRA NETO.
M.D. PREFEITO MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO.

Nova Friburgo, 13 de abril de 2011.

Vimos por meio desta inicialmente prestar solidariedade a V.Exa. em razão da tragédia ocorrida em Nova Friburgo, colocando-nos à disposição para participar de eventuais discussões envolvendo a questão. Acreditamos que o conhecimento do passado, através de experiências anteriores em muito nos auxilia a ampliar o debate.


Sr. Prefeito, preocupa-nos imensamente o processo por que vem passando o Centro de Documentação de Nova Friburgo, outrora Pró-Memória, atual Fundação D. João VI de Nova Friburgo. Esse setor, outrora vinculado à Secretaria de Cultura, tornou-se uma fundação através da Lei 3.836 de 29/12/2009, como é do conhecimento de V.Exa. No entanto, causa-nos estranheza, que essa fundação que tem como objetivo promover e incentivar a pesquisa da História de Nova Friburgo tenha em sua formação muito mais burocratas do que historiadores propriamente ditos.


Porém, o que mais nos preocupa no momento é o fechamento, por tempo indeterminado, do referido Centro de Documentação, tendo como justificativa a vulnerabilidade de seu acervo em razão de sua localização geográfica, no centro da cidade. Se tomarmos esse argumento, podemos refutá-lo de imediato, já que outras instituições também padecem desse problema, a exemplo do fórum que se localiza às margens do Rio Bengalas e nem por isso cessou suas atividades. Mas fica uma pergunta, fechado ou aberto o acervo não corre o mesmo risco? Logo, não procede o fechamento de um setor nos quais os historiadores de Nova Friburgo e região bebem de suas fontes para formular seus trabalhos acadêmicos, muitos em andamento e com prazo para sua conclusão.


Desde o ano passado que os pesquisadores têm tido dificuldades quando utilizam esse setor. O horário de pesquisa que outrora era de 9:00 horas às 17:00 horas, passou a ser de 13:00 às 16:00 horas. Não bastasse isso, apenas uma única mesa foi disponibilizada aos pesquisadores sob o pretexto de que as restantes eram utilizadas pelos funcionários do setor. Outro inconveniente é que a maior parte dos jornais não está à disposição dos pesquisadores até que sejam digitalizados in totum. No entanto, para os que acompanham o processo de digitalização desse acervo, percebe que se levarão muitos anos para que seja concluído. Há dois anos, desde que iniciado esse processo, uma mínima parcela de jornais foi digitalizada, o que nos leva a fazer uma projeção pessimista quanto ao término desse trabalho. Não bastasse isso, teme-se pelo acervo que é digitalizado fora das instalações da Fundação, comprometendo a sua segurança.
Com isso, teses de mestrado, monografias, livros e demais projetos em andamento ficam estacionadas, acarretando grave prejuízo aos pesquisadores e acreditamos à História de Nova Friburgo.


Para tanto, solicitamos a V. Exa. se digne tomar as seguintes providências:
1°: Abertura imediata do Centro de Documentação Fundação D. João VI de Nova Friburgo a todos os interessados.
2°: Ampliação do horário para a realização das pesquisas, incluindo, se possível, os sábados.
3°: Ampliação do espaço do pesquisador dando-lhe melhores condições de trabalho.
4°: Apresentação de um cronograma de trabalho de digitalização dos jornais e demais documentos, sendo indisponibilizados tão somente os que estejam passando por esse processo, de acordo com a capacidade material e humana do setor, ficando os demais à disposição dos pesquisadores.
Colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos e aproveitamos a oportunidade para manifestar nossa estima e apreço a V. Exa.

Maria Janaína Botelho Corrêa
e outros historiadores que assinaram esse documento.






SOS MEMÓRIA


Como historiadores e cidadãos manifestamos nossa apreensão em relação à política de documentação levada pelo antigo Pró-memória de Nova Friburgo, hoje incorporado à Fundação Dom João VI de Nova Friburgo.
Integramos um grupo de historiadores que tem atuado em diversas frentes da produção historiográfica no município. Em nossa experiência tivemos sempre o apoio do Pró-memória às pesquisas que realizamos e orientamos. Artigos, teses, livros, aulas e palestras foram tributárias do Pró-memória. Aplaudimos sempre os serviços prestados pelo Pró-memória às pesquisas escolares.
Procuramos sempre oferecer prismas interpretativos de nossa história certos de que ela é fundamental na construção de nosso futuro. E para isto, fontes são absolutamente necessárias. O Pró-memória, seja como instrumento de resgate de documentos do passado, seja como produtor de documentos contemporâneos tornou-se uma instituição de grande importância na atualidade. E aplaudimos a sua inserção na virtualidade informática. Consideramos que ela permite ampliar e aprofundar a produção de conhecimentos assim como as consultas e interação com outras regiões do país e do mundo.
Assim sendo, lastimamos que, justamente no momento em que Nova Friburgo mais precisa de pesquisa e de reflexão, o Pró-memória tenha estado fechado à consulta pública desde a tragédia de janeiro. Precisamos não só do Pró-memória aberto, como também com condições plenas de pesquisa. Estamos inclusive apreensivos com a justificativa do fechamento em função da alegada mudança de sede. O que pode ser uma operação rápida e eficiente está sob o risco de durar um tempo indefinido.
Reafirmamos que o futuro digital do órgão não pode substituir a consulta presencial. Não fazemos parte do Conselho Administrativo e ignoramos inclusive que Fundação é esta, sob cuja guarda foi colocado o Pró-memória. Reafirmamos que o Pró-memória é sustentado pelos cofres públicos desde a sua origem e deve ser visto como órgão da Prefeitura, ou dito de outro modo, como um patrimônio público.
Consideramos urgente a abertura do Pró-memória ao público.
Consideramos que, tanto a nível presencial quanto virtual, é fundamental que saibamos o que tem o Pró-memória. Em qualquer política de arquivo, documento que não é classificado não existe para consulta. É, portanto essencial construir um catálogo. E para fazê-lo, é necessária uma presença constante de historiadores ao lado de arquivistas.
Estamos convictos de que a informação histórica bem como sua elaboração é essencial na nova etapa de desenvolvimento de Nova Friburgo, em sua projeção regional e em seu papel como integrante de nova área de conhecimentos essenciais na modernidade. Escondido, o órgão está sujeito à manipulação de uns poucos, tanto a nível físico como virtual.
João Raimundo Araújo
Jorge Miguel Mayer

Publicada no jornal A Voz da Serra, na sessão de leitores em 27/04/2011.

No Response to "S.O.S CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA"

Postar um comentário

AVISO:
É proibido usar palavras de baixo calão neste espaço.
Seja cordial com os outros comentaristas.
Ao fazer críticas, favor fundamentá-las.
Caso esses tópicos não sejam seguidos, os comentários serão deletados sem consulta prévia ao autor.

Related Posts with Thumbnails
powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme