LIVRO SOBRE FRIBURGO RECEBE PRÊMIO DA ABL





Confira os demais Prêmios que serão concedidos pela ABL, no valor de R$ 50 mil cada:

Prêmio ABL 2009 – História e Ciências Sociais: concedido à obra de Gisele Sanglard, Entre os salões e o laboratório: Guilherme Guinle, a saúde e a ciência no Rio de Janeiro, 1920-1940, pela originalidade, relevância do tema e qualidade da pesquisa.

Prêmio ABL 2009 – Ensaio: José Maurício Gomes de Almeida foi laureado pela obra Machado, Rosa e Cia: ensaios sobre literatura e cultura. Segundo a Comissão, o livro foi merecedor da premiação pela nítida compreensão com que trata os pontos cardeais da nossa atividade literária, Machado de Assis e Guimarães Rosa, Jorge Amado e Drummond, trazendo-nos também a análise de Coelho Neto.
A Comissão Julgadora propôs ainda Menção Honrosa para a categoria Ensaio à obra de Maria Janaína Botelho Correia, O Cotidiano de Nova Friburgo no Final do Século XIX, Práticas e Representação Social.

Prêmio de Literatura Infantil 2009: O autor premiado foi Francisco de Salles Araújo, pela obra “Cordelinho”, que reúne as histórias: O barato da barata e O tigre que virou doutor. Francisco de Salles Araújo veio da Paraíba para o Rio de Janeiro, onde foi eleito Cidadão Honorário da Cidade e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Segundo a Comissão, “os versos do livro são tão bons quanto suas ilustrações, produzidas por Ciro Fernandes, um gênio da xilogravura.

Prêmio Roteiros de Cinema 2009: foi concedido a Rafael Conde, pelo roteiro do filme “Fronteira”, baseado no romance homônimo de Cornélio Penna.

Prêmio ABL de Ficção: Heranças, romance de Silviano Santiago, foi o livro laureado. Silviano Santiago, ensaísta, poeta e contista, que por três vezes foi o ganhador do prêmio Jabuti, novamente destaca-se agora no terreno da ficção.

Prêmio ABL de Traduções: Paulo Bezerra, foi o laureado pela tradução de Os irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski, da Editora 34 Letras. Segundo a Comissão Julgadora, “é um trabalho de qualidades inegáveis e de grande utilidade para o conhecimento da grandeza do autor russo”. Paulo Bezerra estudou Língua e Literatura Russa na Universidade Lomonóssov, em Moscou, especializando-se em tradução. Entre suas traduções, destacamos Agosto de 1914, de A. Soljenítsin, cinco novelas de Gogol reunidas no livro O Capote e outras histórias, além de outros títulos. Crime e Castigo, O idiota e Os demônios, de F. Dostoievski, são títulos que lhe valeram os prêmios Paulo Rónai, da Fundação Biblioteca Nacional, e Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.

Prêmio ABL de Poesia: Denise Emmer foi a ganhadora do prêmio de Poesia, com seu livro Lampadário, que reúne poesias com temas universais como o amor, a morte, o tempo o sonho e a fugacidade da vida. Afastada dos círculos editoriais desde 2002, quando publicou a sua Poesia reunida, Denise Emmer retorna à poesia com uma coletânea de invulgar e irresistível força lírica.

No Response to "LIVRO SOBRE FRIBURGO RECEBE PRÊMIO DA ABL"

Postar um comentário

AVISO:
É proibido usar palavras de baixo calão neste espaço.
Seja cordial com os outros comentaristas.
Ao fazer críticas, favor fundamentá-las.
Caso esses tópicos não sejam seguidos, os comentários serão deletados sem consulta prévia ao autor.

Related Posts with Thumbnails
powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme