O trem foi uma das grandes revoluções técnicas do século XIX com impacto muito grande na economia mundial. Em 21 de outubro de 1857, foi celebrado um contrato entre o primeiro barão de Nova Friburgo, Antônio Clemente Pinto, juntamente com Candido José Rodrigues Torres e Joaquim José Santos Júnior, e o governo da província do Rio de Janeiro para a construção da Estrada de Ferro Cantagalo. O trecho inicial foi de Porto das Caixas à Raiz da Serra de Nova Friburgo(Cachoeiras de Macacu), inaugurado em 22 de abril de 1860. A ferrovia foi criada objetivando o escoamento da produção de café da região de Cantagalo, no qual o Barão de Nova Friburgo era o maior produtor, até o porto do Rio de Janeiro.
Infelizmente, o trem que havia sido doado a cidade de Nova Friburgo, e que ficou exposto na Praça Getúlio Vargas, como na foto abaixo, foi simplesmente "retalhado" pelo então prefeito Amâncio Mário de Azevedo.
1 Response to "Memória do Trem em Nova Friburgo"
Excelente artigo e uma pena que tanto de nossa história tenha sido perdida.
Planejo fazer uma pintura retratando a antiga estação e estou levantando informações para tal. Você sabe qual era a cor da mesma?
Obrigado!
Postar um comentário
AVISO:
É proibido usar palavras de baixo calão neste espaço.
Seja cordial com os outros comentaristas.
Ao fazer críticas, favor fundamentá-las.
Caso esses tópicos não sejam seguidos, os comentários serão deletados sem consulta prévia ao autor.