Memória do Trem em Nova Friburgo

Acima, primeira estação de trem inaugurada por D. Pedro II. Século XIX.

O trem foi uma das grandes revoluções técnicas do século XIX com impacto muito grande na economia mundial. Em 21 de outubro de 1857, foi celebrado um contrato entre o primeiro barão de Nova Friburgo, Antônio Clemente Pinto, juntamente com Candido José Rodrigues Torres e Joaquim José Santos Júnior, e o governo da província do Rio de Janeiro para a construção da Estrada de Ferro Cantagalo. O trecho inicial foi de Porto das Caixas à Raiz da Serra de Nova Friburgo(Cachoeiras de Macacu), inaugurado em 22 de abril de 1860. A ferrovia foi criada objetivando o escoamento da produção de café da região de Cantagalo, no qual o Barão de Nova Friburgo era o maior produtor, até o porto do Rio de Janeiro.



Já em 12 de março de 1870, foi celebrado o contrato entre a presidência da província do Rio de Janeiro e Bernardo Clemente Pinto Sobrinho, o segundo barão de Nova Friburgo, para o prolongamento da Estrada de Ferro Cantagalo de Cachoeiras de Macacu até Friburgo. Esse trecho foi inaugurado em 18 de dezembro de 1873 contando com a presença do Imperador D. Pedro II. Um terreno reservado na Rua do Senado(Alberto Braune) para a Praça da Alegria foi desapropriado para servir de estação.
Já a segunda estação foi inaugurada em 1935, em estilo colonial, sendo atualmente sede a prefeitura municipal de Nova Friburgo. Abaixo a nova estação e o jornal O NOVA FRIBURGO contendo a cobertura da inauguração.





Infelizmente, o trem que havia sido doado a cidade de Nova Friburgo, e que ficou exposto na Praça Getúlio Vargas, como na foto abaixo, foi simplesmente "retalhado" pelo então prefeito Amâncio Mário de Azevedo.



No Response to "Memória do Trem em Nova Friburgo"

Postar um comentário

AVISO:
É proibido usar palavras de baixo calão neste espaço.
Seja cordial com os outros comentaristas.
Ao fazer críticas, favor fundamentá-las.
Caso esses tópicos não sejam seguidos, os comentários serão deletados sem consulta prévia ao autor.

Related Posts with Thumbnails
powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme